Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 28 out 2021 - 8 Min. de Leitura

Você sabe quais são os tipos de seguros para imóveis e os benefícios de cada um deles? Esses produtos existem para oferecer maior proteção e tranquilidade, tanto para os moradores e ocupantes de diferentes imóveis, quanto para seus proprietários e possíveis administradores.

Confira a seguir o que e quais são os principais tipos de seguros imobiliários:

Quais as diferenças entre os tipos de seguros para imóveis?

Atualmente existem quatro tipos de seguros que podem ser contratados pelo proprietário ou inquilino do imóvel: seguro residencial, seguro habitacional, seguro fiança locatícia e seguro imobiliário.

Cada um deles oferece benefícios e segurança, como por exemplo:

  • maior garantia para o momento de contratação de um aluguel
  • beneficiar um conjunto de moradores quando, por exemplo, o imóvel for um prédio
  • tranquilidade para quem precisa financiar um imóvel
  • assistência em caso de imprevistos, prevenindo de danos ao imóvel ou aos móveis

Seguro fiança locatícia

O seguro fiança locatícia, dentre os tipos de seguros oferecidos para imóveis, é aquele para quem precisa locar ou alugar um imóvel.

Ele pode ser solicitado no momento da locação como uma garantia e substitui o fiador e o cheque caução. Sabemos que na prática às vezes é complicado para o inquilino encontrar alguém que fique responsável pelos valores de um aluguel. O fiador deve possuir um imóvel quitado em seu nome e nem sempre quem precisa alugar consegue encontrar alguém com rapidez.

E no caso de inadimplência de um aluguel, o seguro pode ser acionado para cobrir os pagamentos em atraso. Dependendo das coberturas contratadas, há a possibilidade de cobertura com problemas de pintura e danos ao imóvel.

Seguro habitacional

O seguro habitacional é um seguro obrigatório por lei e que deve ser contratado para quem vai financiar um imóvel. Ele oferece indenização ao banco em caso de morte ou invalidez permanente (MIP) e danos físicos ao imóvel.

Ele oferece a garantia de que, se algo acontecer com o dono daquele financiamento, o imóvel permanecerá com a família dele (em caso de morte ou invalidez) ou que o imóvel fique nos trinques (em caso de danos físicos).

Apesar de obrigatório, você pode escolher qual seguradora oferece um seguro mais vantajoso. Para pesquisar mais, pode experimentar simuladores de financiamentos imobiliários para saber qual o percentual do seguro e o quanto ele vai impactar no seu financiamento.

[vídeo]

Seguro residencial

O seguro residencial é um dos tipos de seguros oferecidos para proteger o patrimônio.

Há dois caminhos para o seguro residencial: pelo contrato de locação ou um convencional, para proteger a própria casa ou a moradia em que um inquilino vai morar.

Ele é um seguro para imóvel nos mesmos moldes do imobiliário, quando o dono do imóvel quer proteger a sua casa e não está ligado a locação, nem financiamento.

É facultativo e existe a possibilidade de contratar coberturas diversas, como roubo, danos elétricos (contra queima de eletrodomésticos) ou vendaval, sempre com um rol de coberturas maior, segundo a necessidade e preferência de cada cliente.

Seguro imobiliário

Por último, cabe explicar o que é considerado seguro imobiliário, até porque as nomenclaturas podem se confundir. Quando falamos em seguro imobiliário, é importante entender que isso engloba o próprio seguro locatício, em que o proprietário fica confortável para alugar, com o recebimento do dinheiro garantido.

O imobiliário residencial também está envolvido no contrato de locação, não é obrigatório, mas a maioria dos contratos tem cláusula de que o locatário tem que contratar uma cobertura contra incêndio, pois assim o proprietário fica garantido para não perder o imóvel.

O valor define-se em contrato podendo ser, por exemplo, de 100 vezes o valor do aluguel. Se calcularmos que o aluguel seja de R$1.000,00 por mês. Nesse caso a indenização é de até 100 mil reais, a depender do prejuízo causado pelo sinistro.

Opções de benefícios nos tipos de seguros

Dependendo do tipo de seguro escolhido pelo cliente, suas possibilidades de benefícios variam amplamente.

O seguro fiança, por exemplo, engloba pintura, condomínio, IPTU e várias outras além da cobertura básica que é a de inadimplência.

Para o imobiliário, a cobertura mais contratada é a de incêndio e uma cobertura chamada ‘perda e despesas de aluguel’.  Assim, se houver incêndio, o morador tem outro local garantido para ficar enquanto a restauração for feita. A despesa para esse novo local provisório é coberta até que a casa seja restituída.

O residencial tem coberturas opcionais para atender prejuízos em decorrência de furto, também. Então caso haja uma invasão os prejuízos podem ser minimizados.

Quais tipos de seguros eu posso aplicar ao meu imóvel?

Uma coisa relevante a ressaltar é sempre observar a possível sobreposição de seguros. É importante checar, pois cada um é para um caso e finalidade e mais de um seguro para o mesmo imóvel pode acumular coberturas iguais. Como resultado, isso acaba sendo pouco vantajoso.

Uma vez que algumas coberturas apresentam semelhanças, entenda bem a necessidade de cada cliente para sugerir o melhor produto. “Não adianta ofertarmos inúmeros seguros ao cliente, sendo que muitas vezes ele nem precisa daquilo. Nós, quando estamos vendendo, temos a possibilidade de verificar e realmente oferecer a melhor solução. Dessa forma, possuímos chances maiores de fidelizá-lo, pois estaremos sendo transparentes com eles e entendendo seu real problema”, avalia Tatiane Cruz, especialista de produtos da Too Seguros.  

Quais são os benefícios desses tipos de seguros?

A moradia é um dos bens mais preciosos de todos, por isso cada cantinho nela é especial, tanto quando somos inquilinos ou proprietários de fato daquele imóvel. “Possuímos a cultura de adquirirmos coberturas apenas para carros, mas o lar também merece atenção. Precisamos olhar com mais carinho para estarmos amparados quando imprevistos acontecerem”, avalia Tatiane. 

Comportamento do consumidor

Além das necessidades e mudanças no perfil do consumidor, observadas até mesmo após o período de isolamento social que as pessoas começaram a olhar mais para suas expectativas em relação às próprias casas, o mercado se aqueceu e essa demanda por seguros também.

A casa própria é uma cultura do brasileiro. Viabilizar boas ofertas para que ele cuide desse patrimônio e também para que acesse com maior tranquilidade esse bem é essencial.

O que mais observar?

É importante estar atento aos diferenciais dos tipos de seguros existentes no mercado. A Too Seguros tem, por exemplo, o Fiança 10, um novo seguro fiança locatícia, que oferece precificação com taxa fixa de 10% sobre o valor do aluguel para precificação em todo o país.

Além disso, quem trabalha com a venda desse tipo de produto precisa entender também quais são os direitos dos consumidores para que possa proporcionar um atendimento qualificado.

O conhecimento a respeito dos direitos de quem adquire é importante para o caso de dúvidas assim e na hora de possíveis ressarcimentos.

Conseguiu entender as possibilidades dentre os tipos de seguros no mercado e os benefícios para quem os contrata? Conheça mais sobre o seguro imobiliário disponibilizado pela Too Seguros.

Deixe a sua casa e o seu financiamento seguros: benefícios para acionar no dia a dia e que cuidam para que tudo fique nos trinques!
Quero cuidar da minha casa
Apesar do Seguro Habitacional ser obrigatório, você pode escolher com qual seguradora deseja fechar um contrato mais vantajoso. Saiba mais!