Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 14 set 2022 - 5 Min. de Leitura

O IGP-M é um índice que ajuda a entender o quanto os preços do mercado em geral mudam ao longo do tempo. O nome dele inteiro, aliás, é Índice Geral de Preços Mercado.

Ele é calculado a partir de uma média aritmética ponderada de três outros índices:

  • O Preço ao Produtor Amplo (IPA), que mede a inflação da indústria e do agronegócio;
  • O Preço ao Consumidor (IPC), que é semelhante ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mede a inflação das famílias;
  • O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que mede a variação de produtos, serviços e mão de obra utilizados para a construção de residências.

E usado para calcular desde as matérias primas do mercado, como café, combustível, tijolo… até produtos que chegam prontinhos para o consumidor final. Ele é muitíssimo conhecido para apontar se houve inflação de um mês para o outro. E se ele está alto, significa que o dinheiro está valendo menos.

Hoje em dia ele é o principal índice para calcular quanto será o reajuste do seu aluguel, todo o ano.

Índice IGP-M acumulado no mês anterior

Por que precisa reajustar o aluguel?

O dono do imóvel e o mercado consideram o apartamento ou casa alugada um ativo financeiro, ou seja, vale dinheiro. Então ter um reajuste, na verdade, é uma prática de mercado que segue a valorização daquele bem que você paga para ter.

Segundo a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis comerciais quanto residenciais.

No entanto, tudo é negociável! Para quem faz contratos com imobiliárias, é possível negociar qual índice de reajuste faz sentido tanto para o locador quanto para o locatário. Diferente das empresas que oferecem aluguéis por aplicativo e que não permitem essa negociação, o inquilino só aceita pagar a mais e pronto.

O reajuste só é feito no aniversário do aluguel

Todo o reajuste de aluguel só pode ser feito quando estiver próximo ou na data do aniversário do aluguel. Ou seja, se você fechou um contrato em abril do ano passado, ele só poderá ter o valor ajustado em abril desse ano.

No entanto, é importante entender também que – para quem optou pelo índice IGP-M -, os valores podem mudar mês a mês porque é um indicador que depende de muitas variáveis. Por isso, fique de olho na diferença para quando chegar a sua vez de negociar o reajuste!

Calculadora de reajuste

Agora que você já entendeu quais são os índices praticados no mercado, bora calcular quanto o seu aluguel vai ficar com o reajuste acumulado até o mês que será a sua vez. Confira o passo a passo:

  1. Coloque o valor do seu aluguel apenas em números, sem caracteres como pontos ou vírgulas.
  2. Coloque a taxa do índice que reajustará o seu aluguel
  3. Clique em “Calcular”

Calculadora de Reajuste







Veja o calendário do índice IGP-M em 2023

Como ter um aluguel mais seguro?

O seguro fiança locatícia é uma excelente alternativa para proprietários e inquilinos. Com esse serviço, é possível garantir a qualidade de vida do morador, que pode solicitar serviços como encanador, vidraceiro, eletricista e chaveiro. Já o dono do imóvel possui a garantia de que, caso venha passar por inadimplência, o seguro garante a indenização e amparo legal.

O Seguro Fiança Locatícia é tranquilidade para locatários e proprietários de imóvel, tornando o processo de locação mais simples e seguro para ambas as partes!
Negociar!
Seguro Fiança Locatíca dá tranquilidade para locatários e proprietários de imóvel, tornando o processo de locação mais simples e seguro para ambas as partes. Saiba mais!