logo@2x

O seu portal de informações sobre seguros e vida financeira

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
  • Seguros
  • Imóveis
  • Dicas Financeiras
  • Auto
  • Saúde e Família
  • Institucional
logo@2x
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Digite algo para buscar
  • Auto
  • Dicas Financeiras
  • Imóveis
  • Institucional
  • Saúde e Família
  • Seguros
  • Uncategorized
logo@2x
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
  • Seguros
  • Imóveis
  • Dicas Financeiras
  • Auto
  • Saúde e Família
  • Institucional
  • Home
  • >
  • Imóveis

Qual é a melhor opção: fiador ou seguro fiança?

por Deborah Angelini 16 set 2021 - 11 Min. de Leitura

Quem deseja alugar um imóvel provavelmente se depara com a seguinte dúvida: escolher um fiador ou seguro fiança? Antigamente, quando a opção de seguro ainda não existia, a figura do fiador era bastante comum nas negociações.

Hoje em dia, com as mudanças do mercado, o fiador acabou se tornando menos frequente. O seguro fiança se tornou um produto apresentado como excelente alternativa para quem não quer ou não pode contar com um terceiro para ajudar nessa parte. Independência que fala, né?

O resultado é maior tranquilidade, sem dúvida, para todas as partes.

Mas, calma! Se você ainda não entende exatamente como isso funciona, preparamos um guia abaixo para te explicar tudo! Confira:

Fiador ou seguro fiança: qual é a diferença? 

Primeiro, para responder à questão “fiador ou seguro fiança?”, é preciso compreender exatamente quais são as diferenças entre os conceitos. Assim, é possível comparar as vantagens de ir por um ou outro caminho.

Por essa razão, separamos as definições em duas partes: 

Fiador

Para que você consiga entender, vamos começar retomando o que é o fiador. Fiador é uma pessoa que fica legalmente responsável pelo pagamento de uma dívida, caso o devedor não possa ou deixe de arcar com ela. 

Para quem vai alugar, é portanto uma garantia em relação ao recebimento dos valores. Por isso, em muitos casos ele é formalmente uma exigência para que seja celebrado um contrato de aluguel.

Quando a pessoa precisa de um fiador, ela deve recorrer a alguém que consinta em assinar essa responsabilidade. Geralmente um familiar ou um amigo. Mas não é qualquer pessoa que pode assumir esse papel. Para ser fiador, é preciso ter um imóvel já totalmente quitado, em seu próprio nome, e residindo na mesma cidade do imóvel que vai ser alugado.

Como você pode ver, isso pode gerar muito desconforto ou insegurança em quem precisa ser fiador. Essa pessoa, ao ajudar outra, coloca um bem seu como garantia por uma situação sobre a qual ele não tem muito controle. Tudo é feito com base na confiança, porém imprevistos podem acontecer com o locatário, que pode não ter como pagar.

Seguro fiança

Agora que você entendeu até aqui o que é fiador, chegou a hora de compreender o que é o seguro fiança. Nesse cenário que explicamos acima, surge esse tipo de seguro como uma forma de oferecer alternativa a quem precisa de fiador ou cheque caução.

Vale lembrar que muitas pessoas também não gostam de ter que depender de outra ou podem encontrar vários impasses na hora de procurar por alguém. Pode ser que um conhecido se disponha, mas não tenha um imóvel quitado. Por uma ou outra razão, esse processo pode ser complicado e causar demora na solução.

O seguro fiança, nesse sentido, é uma garantia locatícia. Com ele, quem vai alugar não precisa de um fiador como antes. 

E o que significa garantia ou depósito caução?

O seguro fiança é uma solução contra inadimplência e que atende a todas as partes. Inclusive ajuda quem tem um negócio imobiliário. Mas antes de explicar um pouco mais sobre ele, vamos esclarecer o que é uma outra possibilidade: a garantia de aluguel.

Garantia de aluguel e sua diferença em relação ao fiador

Você já deve ter ouvido falar de situações nas quais para entrar no imóvel, quem aluga precisa adiantar alguns aluguéis. Geralmente o proprietário pede até 3 meses adiantado. Na realidade, esse pagamento é uma garantia de aluguel.

Na prática, esse valor não quita os meses de aluguel, mas fica como uma segurança para o proprietário, caso o inquilino comece a atrasar. Sem contar que se houver danos na casa, ocasionado por maus cuidados, esse valor também pode servir para cobrir. 

Como resultado, conforme conferência no contrato, com todos os itens em ordem, esse valor pode ser recuperado pelo locatário.

Então quem fica em dúvidas entre fiador ou seguro fiança tem também mais essa opção. Porém nem sempre ela é interessante, pois nem todos possuem o valor disponível para dar como garantia.

Seguro fiança para sua tranquilidade

Quem não tem fiador e deseja maior tranquilidade ou não tem muito dinheiro imediato de reserva, para se respaldar, pode recorrer ao seguro fiança. Pagando um pouco a mais por mês, você não precisa depender de ninguém. 

Outro fator a ser considerado é que conseguir bons imóveis para alugar assim é mais fácil. Os proprietários sentem segurança com a medida, sendo um ponto a favor para o bom relacionamento entre as partes.

Isso porque o proprietário pode acionar o corretor de seguros, no caso de inadimplência, sem precisar entrar com ação judicial. Esse último processo, além de desconfortável, costuma ser mais demorado. Com o seguro fiança tudo é mais prático.

Dependendo do imóvel e da região em que o locatário deseja residir ou alugar, a competitividade também pode ser grande. Ter um seguro fiança pode ser um critério bom para que ele seja escolhido no momento de alugar.

O que vale mais a pena? Fiador ou seguro fiança? 

Para saber o que vale mais a pena, fiador ou seguro fiança, cada pessoa deve olhar para sua realidade.

Pode haver também proprietários que só aceitam o seguro fiança, justamente pela praticidade que ele traz. Então é necessário ver quais são as condições impostas para locação, sua disponibilidade orçamentária (inclusive se tem ou não dinheiro reserva para garantia de aluguel) e se há pessoas com perfil para fiador, bem como se isso compensa.

Decidir entre ter um fiador ou seguro fiança passa ainda por considerar o quanto se quer prevenir dores de cabeça para outras pessoas. Por isso, cada um deve analisar seu caso e tomar a melhor atitude para cada situação.

No caso do seguro fiança, o proprietário pode acionar o corretor quando o 2º aluguel já estiver atrasado. O pedido de indenização é feito mediante a documentação que o locador disponibiliza. A seguradora pode verificar a situação no caso deste tipo de sinistro. O locatário normalmente não recebe o valor do seguro de volta.

Como escolher entre fiador ou seguro fiança?

Para saber como escolher entre fiador ou seguro fiança, é preciso pensar com calma em suas necessidades e também vulnerabilidades.

“Às vezes vale muito mais a pena pagar um pouco a mais por mês e ter essa segurança do que se arriscar, por mais que aparentemente o seguro fiança ofereça mais vantagens ao proprietário, ter a segurança, garantia e essa assistência acabam sendo os diferenciais de um contrato de fiança locatícia” 

explica a executiva do canal Fiança Locatícia da Too Seguros, Patrícia Fernandes.

O cálculo do seguro em cada caso será feito levando em consideração fatores como o perfil do locatário, localização e valor do aluguel. Vale a pena sempre fazer uma cotação com um corretor de seguros para descobrir como se planejar e como vale a pena contratar.

Mediante essa informação, cabe colocar na ponta do lápis o que seria melhor: arcar com esse valor, que pode ser parcelado, ou se planejar por conta própria para ter uma reserva. Se isso for inviável para você, com certeza o seguro fiança é uma excelente opção.

Quais são os ganhos do seguro fiança? 

Agora que você conseguiu entender melhor o que pesar entre escolher um fiador ou seguro fiança, é importante salientar os ganhos do seguro fiança e como selecionar a melhor opção.

Embora em alguns casos o locatário até possa ainda escolher se quer um fiador convencional ou não, nem todo mundo está ciente dos riscos antes de ir por essa opção. Tem também quem não conheça muito bem os benefícios do seguro, pois nunca entendeu a fundo suas características.

Em muitos casos, além da garantia contra inadimplência, esse seguro pode cobrir danos no imóvel e situações imprevistas do dia a dia.

Entre as principais vantagens, logo, estão:

  • Entre fiador ou seguro fiança, está sempre em jogo a morosidade e burocracia para os processos. Com o seguro fiança tudo é mais prático e rápido de resolver.
  • Serviços de emergência para cuidar do imóvel, dependendo da seguradora 
  • Sem necessidade de dar cheque caução como garantia de locação, pois a substitui.
  • Maior agilidade para alugar o imóvel, facilitando a mudança.
  • Possibilidade de cobertura de inadimplência a contas como IPTU e até luz (consultar as condições com cada seguradora).
  • Assistência residencial, que pode ser 24h.

A Too Seguros tem um novo seguro locatício, por exemplo, que considera alguns pontos de melhoria apontados por quem utiliza esse seguro. Ficou mais claro o que considerar sobre optar por um fiador ou seguro fiança? Aproveite e saiba mais sobre o nosso produto e considere escolher a Too Seguros para proteger o seu bolso, aluguel e imóvel!

O Seguro Fiança da Too Seguros facilita a locação de um imóvel residencial ou comercial, pois substitui a necessidade de um fiador ou de fornecer um cheque caução como garantia da locação. Oferece ainda, diversos serviços emergenciais para cuidar do imóvel.
Quero saber mais!

Artigos relacionados

Você sabe como a inflação afeta o preço dos imóveis?

por Deborah Angelini Tempo de leitura: 5Min

Aluguel atrasado: o que fazer?

por Deborah Angelini Tempo de leitura: 5Min

10 dicas para ser um bom corretor de imóveis em 2022

por Deborah Angelini Tempo de leitura: 5Min

Seguro Residencial: o que é e como funciona?

por Deborah Angelini Tempo de leitura: 5Min
  • Categorias:
  • Imóveis

Deborah Angelini

Deborah é formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em Comunicação e Mídias Sociais na ESPM. É produtora de conteúdos para seguradoras e agora escreve sobre as inovações e os serviços da Too Seguros.

Ver todas as postagens de Deborah Angelini
Está pensando em financiar um imóvel? Pois saiba que ao fazer isso você também precisa contratar um Seguro Habitacional! Apesar de ser obrigatório, é você quem escolhe a seguradora mais vantajosa!
Saiba Mais

Tópicos Relacionados

Você sabe como a inflação afeta o preço dos imóveis?
Aluguel atrasado: o que fazer?
10 dicas para ser um bom corretor de imóveis em 2022
Seguro Residencial: o que é e como funciona?

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se na nossa newsletter

Categorias
  • Seguros
  • Imóveis
  • Auto
  • Saúde e Família
  • Dicas Financeiras
  • Institucional
Too Seguros
  • Sobre a Too
  • Quero ser parceiro
  • Perguntas frequentes
  • Carreiras
Acompanhe nossas redes
© 2020 Too Seguros
Todos os direitos reservados
Categorias
  • Seguros
  • Imóveis
  • Auto
  • Saúde e Família
  • Dicas Financeiras
  • Institucional
Too Seguros
  • Sobre a Too
  • Quero ser parceiro
  • Perguntas frequentes
  • Carreiras
© 2020 Too Seguros
Todos os direitos reservados
Whatsapp WhatsappSolicite uma proposta