Digite algo para buscar
por Too Seguros 09 dez 2020 - 13 Min. de Leitura

A locação de imóveis é uma boa fonte de renda. Segundo o estudo “Raio-x FipeZap: perfil da demanda de imóveis”, 67% dos entrevistados disseram que o objetivo de comprarem uma residência foi para alugá-la. Outros 77% revelaram ter esse mesmo alvo para o futuro. Uma das maneiras de fazer isso render ainda mais é contratar um seguro imobiliário. 

Neste artigo, explicaremos o que é seguro imobiliário, os tipos, benefícios, coberturas, pagamentos e outros detalhes sobre essa forma de proteção. Acompanhe os próximos tópicos!

Afinal, o que é o seguro imobiliário? 

O seguro imobiliário é uma proteção específica para o imóvel alugado. Com ele, tanto o dono do imóvel quanto quem mora de aluguel, ou seja, o proprietário ou o inquilino, tem a garantia de uma indenização no caso de imprevistos do dia a dia.  

“Em alguns contratos de locação, o seguro imobiliário é um item obrigatório. O locador pode solicitar a contratação pelo locatário. Depende do contrato, da região. Então, é importante avaliar o documento para não correr o risco de sofrer nenhuma penalidade”, explica Tatiane Cruz, especialista de produtos da Too Seguros.  

Entre os prejuízos que podem ser causados à residência, a cobertura de seguro básica deste tipo proteção inclui: explosão, incêndio, fumaça, queda de raio ou de aeronave. Mas há um amplo leque de coberturas adicionais, que vão desde danos elétricos, perda de aluguel, quebras de vidros e espelhos, vendaval, roubo e responsabilidade civil familiar. 

“Uma cobertura muito solicitada, também, é a perda de aluguel. Digamos que o apartamento tenha um problema e precise ficar sem inquilino por dois, três meses. Enquanto está desabitado, o dono perde a sua renda. Então, o seguro é um auxílio nesse período” 

Tem mais leitura por aqui: Conheça os Índices de reajuste de aluguel para negociar

O seguro imobiliário também é bom para o inquilino? 

Se para o proprietário do imóvel, o seguro é uma garantia da integridade do patrimônio que gera a sua renda, para o inquilino pode ser a segurança de que ele não precisará arcar com despesas que poderiam pesar no seu orçamento doméstico. 

“Vamos pensar em algo com que todo mundo vai se identificar. Você está lá, cozinhando, de repente, explode a panela de pressão. Danifica uma bancada, o teto, o armário embutido… O seguro funciona como uma ajuda no momento e ‘repõe’ os bens”, 

exemplifica Tatiane Cruz. 

Outra situação em que o seguro pode ser útil para quem mora em apartamento: quando ocorre um vazamento, uma infiltração de água, e causa danos a um eletrodoméstico ou móvel do apartamento vizinho. Se a cobertura correspondente for contratada, é só acionar a seguradora. 

“No seguro imobiliário, quem recebe a indenização é o dono do imóvel. Então, a vantagem para o inquilino é não precisar pagar pelos reparos. Ele ainda pode contar com algumas assistências, como reparos elétricos e hidráulicos, vidraceiro e chaveiro”.

completa Tatiane.

Quais são os benefícios do seguro imobiliário?

Na maioria das vezes, a compra de um imóvel não acontece do dia para noite. Pelo contrário, exige muito planejamento, economia de recursos financeiros e pesquisa entre as opções disponíveis. 

Para que todo esse esforço e capital não seja perdido, é essencial proteger o bem por meio do seguro imobiliário. Mas que vantagens existem em obter esse tipo de proteção? A seguir, listamos as principais.

Tranquilidade e proteção para quem contrata

Para muitas pessoas, o imóvel representa boa parte do seu patrimônio. Sendo até mais valioso do que o carro. No entanto, é comum que os proprietários de automóveis contratem um seguro. Por outro lado, o mesmo não acontece com tanta frequência no caso do imóvel.

Se o carro precisa de um seguro, a residência também precisa. Afinal, a proteção garantirá segurança e tranquilidade para quem a contrata. Uma vez que, incêndios, necessidade de reparos e vários tipos de danos podem ocorrer de forma inesperada. 

Quando existe o seguro residencial, o proprietário não precisa se preocupar em desembolsar uma grande soma de dinheiro quando algo acontece. Pelo contrário, será necessário apenas contatar a seguradora e esperar os recursos financeiros para o conserto.

Relação custo x benefício excelente

Alguns ficam preocupados com o valor da apólice do seguro imobiliário. Na verdade, o custo da proteção é pouco se comparado com os serviços que cobre. Isso significa uma boa relação custo x benefício. 

Se colocarmos na ponta do lápis, dependendo das coberturas solicitadas, descobriremos que o valor diário da soma da apólice fica, em média, próximo de 1 real. Entretanto, se o encanamento estourar ou a parte elétrica for danificada, por exemplo, o valor da mão de obra e do material para o serviço será muito superior.

Facilidade de pagamento

Outra grande vantagem do seguro imobiliário é a facilidade no pagamento da apólice. Existem várias opções, como: cartão de crédito, boleto bancário, dinheiro ou pix. Quanto às formas de pagamento, o valor total pode ser quitado à vista (geralmente com um desconto) ou parcelado.

Essas possibilidades permitem que a proteção esteja disponível para “todos os bolsos”, ou seja, caiba no orçamento financeiro das pessoas de diferentes perfis econômicos. Além disso, facilita a aquisição do seguro assim que o imóvel é comprado. Dessa forma, o proprietário já pode alugá-lo com tranquilidade.

Qual a diferença entre o seguro imobiliário e o seguro residencial?

É bem comum que as pessoas confundam o seguro imobiliário com o residencial. Na verdade, a proteção residencial é uma modalidade do seguro imobiliário que engloba também:

  • seguro condomínio;
  • seguro fiança locatícia;
  • seguro habitacional.

As vantagens do seguro residencial incluem a assistência domiciliar 24 horas, facilidade de pagamento e flexibilidade na cesta de serviços – benefícios similares aos do seguro imobiliário. A grande diferença está mesmo entre a proteção residencial e a habitacional.

Esse último tipo de seguro garante a quitação do financiamento do imóvel quando o mutuário (responsável pelo pagamento) morre ou fica inválido (incapacitado de trabalhar). Além disso, cobre alguns danos materiais, como: desmoronamentos, alagamentos, incêndios, raios, explosões, vendavais, etc.

Em resumo, o seguro residencial visa a preservação do patrimônio. Em contrapartida, o seguro habitacional integra a formação do patrimônio, gerando proteção ao processo de compra do imóvel e ao valor dele.

O que o seguro imobiliário cobre?

Ao contratar um seguro imobiliário, o proprietário do imóvel recebe uma série de proteções valiosas. Cada uma delas atua na conservação desse patrimônio que pode gerar rendimentos e um excelente retorno sobre o investimento. Vejamos agora, uma lista com as principais coberturas.

Incêndio

Essa cobertura protege contra os danos causados na estrutura do imóvel quando atingido por incêndio de diversas origens: dentro da casa, iniciado no imóvel do vizinho, curto-circuito etc. Na prática, se o fogo se propaga ou se desenvolve com intensidade, causando prejuízos ou destruição, o seguro pode ser acionado.

Como exemplo, podemos citar o fogo iniciado por meio de um superaquecimento do circuito elétrico da moradia. Logo, as chamas se espalham pelas paredes dela. Nesse caso, a cobertura contra incêndio cobre os prejuízos.

Raios

O Brasil tem uma grande incidência de queda de raios. Se posiciona como o segundo país com maior percentual desse tipo de descarga elétrica (média de 70 milhões por ano)- segundo dados apresentados pelo site Agência Brasil. 

Quando um raio cai na rede elétrica de uma localidade, pode facilmente atingir a estrutura elétrica das casas. Pode acontecer também do raio cair na própria residência. Nesse último caso, com a contratação de um seguro imobiliário, os danos vindos de uma queda de raio são cobertos.

Explosão de qualquer natureza

Outro tipo de cobertura é a explosão de qualquer tipo. Imagine que o gás de cozinha provoque uma explosão que danifique o imóvel. Sem dúvidas, um grande transtorno para o proprietário. Nessa e em outras situações, o seguro imobiliário garante a proteção e cobre os custos envolvidos.

Queda de aeronave

Embora pareça algo difícil de acontecer, esse perigo existe. Todo dia, várias aeronaves sobrevoam o espaço aéreo nacional. Se uma delas cai sobre o imóvel, os danos são grandiosos. Porém, o seguro imobiliário cobre esse tipo de queda. Dessa forma, o proprietário não precisa se preocupar com os aviões que voam sobre o teto da residência.

Reparos elétricos e hidráulicos

Com o tempo, o imóvel precisará de manutenção da rede hidráulica e elétrica. Esses reparos podem ser simples ou complexos. Um exemplo é a troca de canos danificados ou fios com curto-circuito. Não importa, o seguro imobiliário também cobre esses serviços. 

Vidraceiro e Chaveiro

De uma hora para outra, pode ser necessário trocar um vidro do imóvel. O motivo talvez seja devido à quebra por algum tipo de impacto. O mesmo acontece com o serviço de chaveiro. De repente, a chave pode ser perdida. Como entrar em casa? Essa preocupação some quando a seguradora é acionada. 

Quem deve pagar o seguro do imóvel alugado? 

Conforme a lei 8.245/1991 (conhecida como lei do inquilinato), a obrigação de pagar o seguro imobiliário é do locador, ou seja, o proprietário do imóvel. Porém, a legislação confere liberdade para a transferência dessa responsabilidade para o locatário (pessoa que aluga a moradia). 

Para que isso aconteça, é preciso que a transferência esteja expressa no contrato de locação. Além disso, é necessário que ambas as partes concordem por meio da assinatura deste documento. 

Contratação e preço do seguro para imóvel alugado 

No geral, o custo do seguro é estabelecido de acordo com os valores necessários para a reconstrução do imóvel ou a reposição dos bens. Já a apólice costuma ter o valor equivalente a 100 vezes o do aluguel, segundo Tatiane.

“Se o aluguel custar R$ 1 mil, por exemplo, a cobertura será de R$ 100 mil. Dessa forma, é possível deixar o proprietário confortável se acontecer o pior dos riscos, garantindo o restabelecimento do imóvel”, afirma.  

Para contratar, é preciso procurar uma corretora de seguros ou um profissional autônomo que atue nessa área e escolher o seguro com as melhores vantagens e ofertas de preços.

A dica de ouro é: leia sobre as condições gerais e o contrato com atenção e tire todas as dúvidas antes de assinar. Peça uma cotação da Too Seguros e confira as vantagens. 

Quer saber mais sobre seguro para imóvel alugado? Não importa se você é o dono ou inquilino. Peça para o seu corretor orçar o seguro imobiliário na Too Seguros e contrate sem carência e sem franquia.
Saiba Mais!