Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 07 maio 2021 - 6 Min. de Leitura

Você fala sobre o dinheiro com a sua família ou esse assunto ainda é um tabu? A pesquisa “O bolso do brasileiro” realizada pelo Instituto Locomotiva e a Xpeed diz que sim: 46% dos entrevistados afirmaram sentir ansiedade em relação à sua situação financeira. Para 39% deles, o assunto gera culpa e ansiedade. O medo do dinheiro interfere – e muito! – na gestão financeira dos brasileiros e, nesse dia das mães vamos explicar por que é fundamental aprendermos a lidar com a vida financeira desde cedo para quebrar esse paradigma.

“Aprendemos sobre o dinheiro como sofrimento e não como alegria” diz Evandra Resmini, diretora administrativa da Credisa.

“É preciso buscar um autoconhecimento para entender que podemos mudar essa visão, inclusive ensinar isso desde cedo e de uma forma mais leve”.

Evandra Resmini, diretora administrativa da Credisa

Explorar como a relação com o dinheiro pode se tornar mais saudável e trabalhar a conscientização do valor dele na infância pode ajudar. Isso por que, desde essa fase, o apoio e o aprendizado dos pais podem ser desenvolvidos com mais tempo de prática: a famosa mesada, troquinhos e até conceitos básicos de consumo consciente e poupança. Mas com um aprendizado tardio e a falta do costume de compartilhar problemas em família, o caminho é se enrolar nas dívidas por falta de orientação e experiência.

Gabriela Bezerra, sócia-administradora da Mirai Promotora, afirma que busca ajudar essas pessoas ao oferecer saídas inteligentes para quem já está no sufoco: “Quando o cliente nos procura geralmente ele está atrás de uma solução financeira e muitas vezes já está no vermelho. E, dentro das linhas de créditos disponíveis na empresa, sempre optamos em oferecer a mais barata e com a menor taxa de juros para que ele consiga arcar com esse compromisso de uma forma mais consistente”

Condições de pagamento com mais tempo e taxas de juros mais baixas são ótimas condições para, aos poucos, o consumidor poder colocar os gastos na ponta do lápis e melhorar a relação com o dinheiro, sem temer e sim honrar seus compromissos financeiros. Porém o ideal seria solicitar crédito para investir e não para sanar dívidas.

Tem mais leitura por aqui: Como fazer um empréstimo consignado?

“Na volta a gente compra…”

Em um contexto histórico, consumidores de 40 anos ou mais conheceram a realidade da hiperinflação, quando seus pais compravam tudo na hora porque havia o risco de os preços subirem de um dia para o outro. Isso explica por que muitos brasileiros ainda agem de forma imediatista, indicando que o temor pelo dinheiro – apesar de também ser comum em outros países -, é acima da média no Brasil, segundo a pesquisa.

“Minha mãe falava sempre que tínhamos que economizar, cuidar do dinheiro e fazer as coisas planejadas, não fazer mais dívidas do que podíamos pagar. Hoje entendo que ela tinha essa visão do dinheiro pelas experiências de vida que ela teve e a partir destas experiências me ensinou sobre isso”, conta Evandra.

As tentativas de ensinar o brasileiro a não temer o dinheiro para gestão financeira não precisa partir apenas dos pais, a educação também pode vir de fora: o Banco Central (BC) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) devem lançar até outubro desse ano uma plataforma de educação financeira. Isso implica que é fundamental falar sobre dinheiro, seja dentro de casa ou estudando sobre ele.

“Em casa, minha mãe me falou muito sobre independência financeira, que é importante ganhar mais e gastar menos, e ter uma reserva para um dia comprar o que eu quiser!”  

Gabriela Bezerra, sócia-administradora da Mirai Promotora

Evandra e Gabriela entendem que o aprendizado que receberam de suas mães é valioso e que dinheiro é uma conquista. É preciso agregar valor a ele, literalmente. “O início de tudo é entender que somos merecedores do conforto e segurança que o dinheiro, através do trabalho, pode nos proporcionar”, completa Evandra.

Na gestão financeira você não está sozinho

A Too Seguros acredita que seus parceiros e clientes não precisam enfrentar a gestão financeira sozinhos. Como uma seguradora, a companhia oferece serviços que dão segurança, especialmente para transações financeiras.

O Seguro Prestamista é um seguro que dá tranquilidade para arcar com compromissos financeiros, em caso de imprevistos. Pois ele assegura o pagamento de prestações, com coberturas de desemprego involuntário, falecimento do segurado, invalidez permanente por acidente e incapacidade física total ou temporária.

Débora Rebello, gerente comercial de Rede&Corban da Too Seguros e mãe, acredita que a economia é a base da prosperidade. “Dinheiro não aceita desaforo, por isso é importante organizar um orçamento, definir metas e proteger uma parte dos ganhos. E Lembre-se: ele é o meio e não o fim”.

O seguro Prestamista da Too Seguros garante que você esteja mais protegido ao fazer um financiamento (ou empréstimo), pois ele assegura o pagamento de prestações, caso um imprevisto aconteça no período do contrato.
Quero saber mais!
O Seguro Habitacional seguro possibilita a quitação do saldo devedor do financiamento, no caso de invalidez permanente total ou falecimento do segurado, seja causado por uma doença ou um por acidente (Seguro MIP – Morte ou Invalidez Permanente)