Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 13 jul 2021 - 5 Min. de Leitura

Segundo um relatório divulgado pela Hootsuit em 2020, são quase 2 bilhões de usuários no WhatsApp. E estar on-line, hoje já não é apenas uma questão pessoal de aproximar familiares e amigos, com o WhatsApp dá para aproximar mais clientes ao seu negócio – principalmente em tempos de isolamento social.

Conversamos com o professor Marcelo Bandeira, do curso Técnico em Transações Imobiliárias do Senac, para te dar dicas de como usar essa ferramenta ao seu favor para expandir o seu negócio, seja para um aluguel ou venda!

Estratégia para usar o WhatsApp Business no seu negócio

Desde que o WhatsApp lançou uma versão para negócios, o WhatsApp Business, essa ferramenta deixou de ser apenas um foco em relacionamento pessoal e sim para fomentar relacionamentos comerciais.

Segundo Marcelo, hoje uma das principais razões para fechar um negócio utilizando o WhatsApp Business é a agilidade. “Hoje as pessoas querem agilidade no atendimento. Essa ferramenta facilita a apresentação do imóvel, muitos clientes preferem esse tipo de atendimento. Eles pedem o contato por Whatsapp ao invés de ligação”, diz.

Uma mensagem é instantânea não toma o tempo do seu cliente, fica guardada no histórico do celular e permite um compartilhamento muito maior de informações, diferente das ligações. Veja essas dicas para usar o WhatsApp Business:

  1. Baixe o app no seu celular, ele é diferente do WhatsApp original.
  2. Mude a foto do perfil para uma foto profissional.
  3. Na mensagem da “bio” ou descrição abaixo do nome, deve-se colocar seu nome completo, o Creci e a imobiliária que trabalha, caso seja vinculado a uma.
  4. Tenha uma postura neutra. Opiniões sobre eventos do cotidiano podem ser mantidas apenas no seu whatsapp pessoal.
  5. Utilize a funcionalidade “catálogo” para mostrar o seu portfólio de imóveis.

Usar essa ferramenta do WhatsApp Business tem funcionalidades que permitem o cadastro de imagens, preços e compartilhamento fácil. Para Marcelo, a verdadeira aliada de um corretor ao usar o WhatsApp Business é a funcionalidade de “Catálogo”: além do cliente poder ver várias fotos, dá para colocar descrição do imóvel, um link para um tour virtual ou site, sem ocupar memória do celular.

Na prática, você consegue compartilhar o portfólio de imagens diretamente para o seu cliente, sem que ele saia para outra página e toda a jornada de decisão se torne mais longa. “Quando o cliente salva seu número, ele tem acesso a esse catálogo. Dá para ver o imóvel com valores de aluguel ou compra, e descrição completa”, explica.

“Eu acredito que também dá certo fazer um vídeo do imóvel, se apresentar enquanto mostra o imóvel e falar o número do Creci. Isso passa credibilidade para que se crie uma conexão e confiança. Se só mandar áudio ou mensagem pode haver ruídos de comunicação, fica distante”

Marcelo Bandeira, do curso Técnico em Transações Imobiliárias do Senac

Apesar de não ser o principal canal de vendas de um corretor, hoje usar o WhatsApp Business é uma ferramenta potente. Para quem já utiliza, é preciso entender que as mudanças são muito dinâmicas e que as redes sociais apresentam atualizações o tempo todo.

Tem mais leitura por aqui: Quais são as tendências na busca por imóveis em 2021?

Uma tendência de mercado

Por conta da pandemia e do isolamento social, as visitas físicas aos imóveis se tornaram menos frequentes e utilizar vídeos ou ligações por vídeo são boas soluções para incentivar um inquilino ou comprador a tomar uma decisão mais rápida.

Em um pós-pandemia, Marcelo acredita que o Tour Virtual é um ingrediente essencial para cativar o seu cliente. “O cliente que já visitou um imóvel virtualmente, ele é um cliente que está mais próximo de tomar uma decisão definitiva”, completa. Lembrando que você não precisa, necessáriamente, aparecer… Apenas narrar o vídeo!

Curso para usar WhatsApp Business

O Senac oferece cursos on-line específicos para aprender a utilizar ferramentas como o WhatsApp Business para corretores de imóveis, além de tutoriais para atualizar profissionais da área. Caso queira se inscrever em um, pode acessar o site da instituição!

Seja um parceiro da Too Seguros: estamos em busca de profissionais e empresas que queiram expandir o mercado do Seguro Fiança Locatícia! Temos atendimento dedicado, um portal excluisivo e 100% digital.
Confira!
O Seguro Habitacional diminui os custos totais do financiamento e, mesmo obrigatório, dá pra escolher qual seguradora fechar um contrato. Faça a escolha certa!