Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 15 dez 2021 - 3 Min. de Leitura

Ter um seguro é garantia de que você será assistido em caso de dificuldades previstas na apólice. Mas, nessas horas, é muito comum que surjam dúvidas sobre como solicitar para preencher a declaração de sinistro para a seguradora.

O primeiro passo é identificar que tipo de situação ocorreu envolvendo o bem segurado e se isso está coberto pelo seguro. Depois, é preciso fazer uma declaração que serve para comunicar o sinistro à empresa, ela pode ser feita de forma on-line, à mão ou preencher um formulário no site. 

O que é necessário na declaração para seguradora? 

Com a Too Seguros, por exemplo, é possível acionar com suporte por WhatsApp, que torna mais rápido e intuitivo o processo. Também é possível preencher o formulário do site. 

Nesse processo, a seguradora pode pedir documentos que comprovem o que aconteceu, como: b.o, relatórios médicos, certidão de óbito, perícias ou vistorias. Todos esses documentos podem ser mandados de forma on-line, viu?

Com isso, a seguradora avaliará esses documentos e, se tudo estiver em ordem, o processo aprovará a indenização – geralmente feita em parcela única. 

Quanto tempo demora para receber a devolutiva do seguro? 

Sempre é bom ficar de olho também em quais são os direitos do consumidor em seguros, já que qualquer situação de má fé ou mal uso do bem – mesmo segurado-, podem interferir no recebimento da indenização. Outra dica importante, é olhar nas condições gerais para saber todas as situações cobertas.  

De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), o prazo para o recebimento da indenização é de até 30 dias. Se por alguma razão esse período for maior, a seguradora estará sujeita a cobranças como correção monetária ou multa.

Como preencher a declaração para seguradora? 

Como precaução e comprovação dos fatos, tirar fotos do ocorrido, do estado do veículo, da via e da situação em que aconteceu o incidente é muito importante. Isso vai anexo à declaração, que é redigida pelo segurado. Confira alguns passos de instrução para preparar o documento:

  • Separar, primeiramente, dados e documentos que comprovam o que aconteceu.
  • Tirar fotos em casos de danos a bens imóveis ou carro.
  • Identificar se há testemunhas que possam ser apresentadas na declaração, para possível interrogatório (colher os dados delas também);
  • Fazer o boletim de ocorrência na delegacia ou online;
  • Preencher em seguida o relato.

Na Too Seguros, todo o fluxo de preenchimento do sinistro é feito de forma simples e prática e você pode optar por receber o acompanhamento do processo pelo e-mail ou por WhatsApp.

Quanto mais bem informado estiver o evento, com as fotos detalhando, mais se agiliza a liberação da assistência. Por essa razão, ter todo o cuidado e conhecimento ao preencher é primordial para agir diante dessa situação.Conseguiu entender melhor como a declaração para seguradora pode ser feita? Veja também como acionar o seguro com a ajuda de nossa página.

Acione o seu seguro sem complicações e tenha amparo e atendimento excelente, com indenização rápida.
Saiba mais!
Acione o seu seguro por WhatsApp! Com a Too Seguros, todo o processo de sinistro foi revisado para facilitar o acesso a informação e acionamento!