Na hora de fazer contratações, checar as condições de empresas de seguro é fundamental para o cliente se sentir tranquilo.
Isso porque contratamos um seguro esperando garantia e confiança para resoluções de problemas ou imprevistos. Então além de um bom produto, é preciso estar de olho em uma boa empresa que traga confiança.
Ao verificar a regularidade de empresas de seguro é possível saber da situação e ter informações de seu registro. É necessário que para comercializar esse tipo de serviço, elas tenham registro junto à SUSEP.
Contratar produtos em locais que não atendam a essa exigência é sempre um grande risco. Logo, caso ocorra algum contratempo o que deveria ser um sossego acaba se tornando um transtorno.
Por isso, hoje vamos abordar razões para ficar atento e também como fazer consultas para conferir esses dados. Acompanhe e veja a importância:
Por que consultar a situação das empresas de seguro?
Para funcionar, as empresas de seguro precisam estar credenciadas junto à SUSEP, que é a Superintendência de Seguros Privados. Esse órgão autoriza, controla e fiscaliza o mercado de seguros, tanto em relação à atividade de seguradoras, quanto de corretores, para garantir a qualidade desse trabalho para os consumidores.
Então, o primeiro passo para você trabalhar com parceiros de confiança, além de conhecer a reputação da empresa, é verificar se ela está regular.
Inclusive é uma certeza de que ela segue a legislação vigente, está atualizada, passa por revisões e tem condições de prestar um bom serviço.
Isso é o que dá respaldo para o corretor vender seguros junto a uma empresa idônea, que não deixará o cliente desamparado. Da mesma forma, é a confiança para o cliente de que ele não ficará sem assistência adequada quando precisar.
Verificar a situação das empresas de seguro é, portanto, uma medida prudente e indispensável para contratar sem riscos. O corretor, no momento de vender, também precisa estar ciente dessa regularidade para ofertar o produto a seu cliente.
Como analisar o registro das empresas de seguro?
Para consultar e analisar o registro das empresas de seguro, é necessário acessar o site da SUSEP.
Na lateral haverá um menu com a opção “Informações ao público”. Ao clicar nela, é preciso ir depois para “Mercado supervisionado” e em seguida “Entidades supervisionadas”.
Na página de pesquisa, que também tem link direto, você deve inserir informações sobre a empresa em questão, como o nome, para consultar.
Se após iniciar essa busca a empresa que você está analisando aparecer, isso significa que ela está regular junto à SUSEP. Contudo, caso não haja retorno da busca, é porque o site não a encontrou entre as empresas cadastradas.
As empresas de seguro também precisam de um bom atendimento
Atendidas as exigências legais, lembre que empresas de seguro precisam oferecer um bom atendimento para passar credibilidade.
É esse atendimento que fará toda a diferença. Afinal, o cliente adquire o produto ou o conjunto do que é oferecido?
Além de credenciadas, elas precisam atender com rapidez as demandas dos clientes. Oferecer canais de atendimento diferenciados é um ponto de atenção para que o segurado consiga resolver seus problemas mais facilmente quando precisar acionar alguma cobertura.
Idoneidade do corretor e boa comunicação
Conhecer os direitos dos consumidores e os benefícios dos diferentes tipos de seguro para fazer a melhor oferta para a necessidade de cada cliente é importante. Além disso, ética e responsabilidade no tratamento das informações são indispensáveis.
Assim, é essencial também que os corretores conheçam as regras da LGPD para vender seguros, pois garantir a segurança do cliente em todos os níveis é uma premissa de quem trabalha nessa área.
Transparência e clareza nas informações para o cliente entender tudo o que está no contrato é fundamental na hora de vender seguros.
Além disso, essa é uma via de mão dupla. Para as seguradoras, trabalhar com um corretor idôneo é igualmente importante.
A existência dessa relação bem esclarecida é o que inclusive motivará os clientes a indicarem essa experiência a outras pessoas. A confiança é uma coisa que se constrói no dia a dia, mas que começa lá nos primeiros contatos e esclarecimentos.
Qual é o risco de contratar empresas de seguro não registradas?
Por fim, cabe ressaltar que contratar empresas de seguro não registradas oferecem um grande risco ao cliente e ao corretor.
O primeiro risco é financeiro, ou seja, colocar dinheiro em uma empresa que não dará retorno com o produto.
Outro ponto é a segurança de ser atendido quando precisar. Se a empresa não é sólida, não atende a exigências legais e não tem credibilidade, como contar com ela em caso de sinistros? Tudo é um grande risco nesse caso e não se tem garantia nenhuma de nada.
Em casos extremos, acionar judicialmente também se torna um problema.
“Qual garantia o cliente terá nesse caso? A quem ele poderá recorrer? Muitas vezes aquela empresa que inicialmente lhe dava vantagens, justamente por possuir menos credibilidade de mercado, pode lhe sair caro e você não terá ninguém a quem recorrer”
avalia a Executiva do Canal Fiança Locatícia da Too Seguros, Patricia Fernandes.
Por isso, mais uma vez mais vale prevenir e checar se tudo está em conformidade antes de dar o primeiro passo.
A Too Seguros é credenciada pela SUSEP
Agora que você entendeu a importância de fazer negócios somente com empresas de seguro que sejam idôneas, cabe reforçar que a Too Seguros é credenciada pela SUSEP e atende os critérios legais e de qualidade que o mercado precisa.
Além de estar devidamente credenciada, a Too Seguros também tem diversas opções para tornar o atendimento mais simples e eficiente. Entre os diferenciais está até mesmo a facilidade de acionar um seguro por WhatsApp.
Com mais de 1 milhão de brasileiros segurados, oferece excelentes condições de negociação e acessibilidade aos produtos. Veja a seguir seus principais benefícios:
Taxas competitivas
Com uma grande rede de parceiros utilizando seus serviços, a Too Seguros sustenta taxas competitivas no mercado.
Os segurados podem contar com serviço emergencial 24h como um benefício adicional em alguns dos seguros oferecidos. Uma tranquilidade para momentos de imprevisto!
Muitas opções
Oferecendo solidez financeira, a Too Seguros permite contratar com tranquilidade o melhor seguro para cada caso. Trabalhamos com seguro fiança, habitacional, prestamista, atendendo diferentes perfis e necessidades.
Excelência no atendimento
Por fim, a Too Seguros tem um ótimo referencial em atendimento de qualidade, sendo inclusive avaliada positivamente no site Reclame Aqui.
Ficou mais fácil entender como pesquisar empresas de seguro e encontrar o parceiro ideal? Aproveite para conhecer mais sobre a Too Seguros e os diferenciais que oferecemos!

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