Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 11 nov 2021 - 4 Min. de Leitura

Agora é possível realizar o bloqueio ou desbloqueio dos benefícios do INSS para quem possui empréstimo consignado. Essa função está em vigor desde o fim de setembro, e permite desbloqueios e novas formas de pagamento disponíveis pelo site MEU INSS. Ou ligar para a Central 135 para agendar o atendimento presencial e realizar o procedimento em alguma agência da previdência social.

Para solicitar o bloqueio, liberação de crédito ou mudar a forma de pagamento, é exigido o envio do documento de identidade e, em alguns casos, também é necessário o envio do documento do procurador ou representante legal. Os que já possuem o pedido de bloqueio e desbloqueio, também devem mandar o documento para concluir o processo.

Como fazer o bloqueio e desbloqueio de empréstimo consignado

Veja o passo a passo de como bloquear ou desbloquear o crédito no site Meu INSS:

  1. Acesse o site Meu INSS e clique na opção ‘entrar com gov.br’
  2. Digite seu CPF e a senha cadastrada
  3. Vá até a barra de pesquisa, no campo ‘do que você precisa’, escreva ‘consignado’ e aparecerá a opção ‘bloqueio/desbloqueio de benefício para empréstimo.

O sistema pode pedir o número do celular e em seguida pede para indicar quem está fazendo o pedido: o segurado, procurador ou representante legal e aí deve escolher se aceita acompanhar a solicitação pelo site, aplicativo Meu INSS ou e-mail. No final do formulário, indicar se é bloqueio ou desbloqueio.

Bloqueio ou desbloqueio de empréstimo consignado do INSS é mais seguro

A novidade foi uma medida de segurança por conta do aumento de reclamações de fraudes e liberação de empréstimo consignado sem autorização, consequência do aumento da margem consignável de 5%, válido até o fim deste ano.

Com esse aumento, aposentados e pensionistas do INSS podem comprometer até 40% do valor do benefício. Vale ressaltar que 35% correspondem ao empréstimo consignado, enquanto os outros 5% são direcionados para amortização de despesas adquiridas por cartão de crédito ou a utilização para saque por meio do cartão de crédito.

Tem mais leitura por aqui: confira passo a passo como fazer um empréstimo consignado

Caso faça um empréstimo consignado, conte com a Too

O empréstimo consignado do INSS é direcionado aos aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Seu pagamento é feito diretamente nas parcelas do benefício. Pedir empréstimo nessa linha é muito mais fácil e tem taxas mais atrativas porque há a garantia de que esse público receberá os pagamentos todo mês.

Se bem utilizado e com todas as contas na ponta do lápis, é uma boa solução para se reequilibrar na vida financeira. Além disso, pode contar com o Seguro Prestamista, uma opção no momento de solicitar um empréstimo junto ao banco parceiro, pois é uma solução para que você e a sua família possam arcar com compromissos financeiros em caso de imprevistos.

Caso o segurado e dono do empréstimo sofra desemprego involuntário (CLT), morte ou invalidez permamente por acidente ou incapacidade física total ou temporária, o seguro quitará total ou parcialmente o empréstimo para o banco e a dívida não passará para a família.

Seguro Prestamista: a garantia que você precisa para cuidar do seu empréstimo e com muitos benefícios!
Quero saber mais!
Seguro Fiança Locatíca dá tranquilidade para locatários e proprietários de imóvel, tornando o processo de locação mais simples e seguro para ambas as partes. Saiba mais!