Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 07 dez 2021 - 5 Min. de Leitura

Fez um empréstimo e já se perguntou: ‘Será que tem como saber se tenho seguro prestamista?’ Vamos te ajudar a entender. O seguro prestamista é uma excelente forma de se manter mais protegido em caso de um possível problema que te impeça de quitar o que falta de um empréstimo. 

Embora não seja obrigatório, traz segurança para quem contrata. Além disso, é excelente para quem concede o crédito, porque possibilita mais tranquilidade também, sem ações judiciais.

Confira como descobrir e quais os benefícios: 

Possuo financiamento, como saber se tenho seguro prestamista? 

Se você precisou realizar um empréstimo, pode questionar se contratou junto um seguro prestamista.

Na verdade, você pode já se atentar a isso quando acontece a adesão (vendo se o seguro também foi vendido, pois ele é opcional) ou posteriormente, se estiver em dúvida, pelos seguintes caminhos: consultar o seu contrato de empréstimo ou falar com o correspondente bancário ou banco que concedeu o crédito.

Qualquer pessoa pode contratar o seguro prestamista? 

Sim, desde que o segurado atenda aos critérios e o seguro prestamista esteja ligado a uma operação no banco.

O seguro prestamista é opcional, mas pode ser contratado mediante a oferta de uma  instituição que concede o empréstimo e que seja parceira de uma seguradora, como a Too Seguros.

Exemplo prático

O empréstimo consignado do INSS, por exemplo, agora tem uma nova margem e entender como fazer e como funciona pode ser interessante para muitos clientes. Mesmo nesses casos, ter um seguro prestamista é contar com uma categoria de crédito com taxas mais atrativas.

Podem contratar um empréstimo assim: aposentados e pensionistas do INSS, além de funcionários públicos. Se houver algo mais sério com a pessoa que contraiu o empréstimo, sua família estará respaldada. 

Quem recebe os benefícios do seguro prestamista? 

Os benefícios do seguro prestamista são oferecidos aos clientes que contratam caso ou seus beneficiários – a pessoa indicada no seguro pelo dono do contrato.

No caso do empréstimo consignado, é importante lembrar que a dívida pode entrar no inventário, em caso de morte. 

O seguro prestamista pagará o restante da dívida (ou totalmente) direto para o banco e, com isso, os familiares – ou a pessoa indicada -, são beneficiados diretamente.

Quando o valor contratado for superior ao da dívida, ele é pago ao segurado ou a quem esse indicar. 

O seguro prestamista vale a pena?

Agora que já entendeu como saber se tem o seguro prestamista, será que ele vale a pena?

Sim, sempre vale a pena para todos os lados. Para o banco existe segurança de que as prestações serão descontadas do benefício INSS todo mês e ao consumidor mais ainda, pois ele fica mais tranquilo ao realizar um empréstimo e não precisa se preocupar com a dívida caso algo aconteça com ele.

Amparo
O amparo é uma das grandes vantagens de saber que se tem um seguro desse tipo. No caso de morte ou invalidez permanente, o valor financiado é quitado e a dívida não é transferida para a família do segurado.

Invalidez permanente por acidente

No caso de invalidez causada por acidente, o pagamento total ou parcial da dívida é garantido mediante o previsto na apólice.

Assim, incapacitado de trabalhar, o segurado fica tranquilo que não terá que arcar total ou parcialmente com os custos do empréstimo que não pode mais pagar.

Incapacidade física total ou temporária 

Se em razão de alguma condição temporária ou acidente que requeira um tempo para que o segurado se recupere, pode haver cobertura total ou parcial do seguro prestamista.

É uma tranquilidade, já que sem patrimônio ou sem reservas financeiras, seria difícil essa pessoa arcar com as parcelas enquanto isso. Assim, juros se acumulariam e a situação ficaria ainda mais difícil de resolver depois.

O seguro prestamista evita esses problemas. Foi possível responder à sua dúvida sobre “como saber se tenho seguro prestamista”? Aproveite para conhecer as vantagens do seguro prestamista da Too Seguros para você!

O Seguro Prestamista dá segurança para que você e sua família possam arcar com compromissos financeiros, em caso de imprevistos!
Saiba mais!